domingo, 22 de fevereiro de 2015

“Ligado na TV”: Record precisa colocar em prática seu novo slogan para superar termo “Recópia”

Festa de lançamento da programação 2015, na qual foi anunciado o novo slogan da emissora 

É muito nítido e perceptível para todos os telespectadores mais atentos que a TV, muitas vezes, apropria-se da característica “copiadora” em virtude dos mais variados motivos. 

Neste mesmo sentido, Chacrinha já dizia que “na TV nada se cria, tudo se copia”. No entanto, acredito que o novo sempre surge de algum lugar.
Aqui no Brasil, a Record é a emissora mais taxada de “copiadora”. Telespectadores, imprensa, e principalmente os fanáticos das emissoras concorrentes estão constantemente caracterizando o canal da Barra Funda dessa forma. Chegam a dizer que a Record é uma “máquina de xerox” e deve ser chamada de “Recópia”.

É claro que todas as emissoras, uma vez ou outra, usam desse artifício, copiando ou, no mínimo, se inspirando em produtos alheios. Mas é bem evidente que umas usam desse artifício com mais frequência do que outras.

De fato, a Record pena por tentar, de uns anos para cá, se tornar a emissora número um do país se baseando pela programação da emissora líder. Tal afirmação é comprovada por alguns exemplos: títulos de programas e pacotes gráfico-visuais muito semelhantes aos da Globo, contratação de profissionais globais (sobretudo atores), tendências ditadas pelos telejornais da Globo (redação ao fundo), entre muitos outros exemplos.

“Esporte Espetacular” (Globo) x “Esporte Fantástico” (Record) (Foto: Divulgação/Record)
Segundo informações, a Record estreará no próximo dia 1º de março, domingo, seu novo slogan: “Record: uma TV aberta para o novo”. Foi, sem dúvidas, a melhor escolha, por tamanha pertinência do slogan.

Diante do exposto, só ressalto o título deste texto: a Record precisa colocar em prática seu novo slogan para superar o termo “Recópia”. Afinal de contas, a emissora, que em sua história recente sempre esteve “a caminho da liderança”, não conseguirá chegar a tal feito ou perto disso se continuar sendo guiada por esse artifício mal visto e que arranha a sua credibilidade. Além disso, o ditado que fica é que “a cópia é sempre mais fraca”.

Então, Record, para o seu bem e, consequentemente, para o bem de seu telespectador, coloca o novo e pertinente slogan em prática, invista no novo, crie sua identidade!

TV FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário