A matéria dizia que a Record News fechou o ano de 2014 com uma marca de 35,2 milhões de telespectadores por um minuto, contra 27,1 milhões da Globo News e 16,9 milhões da Band News.
A Globo News e a Band News são vistas apenas na TV Paga, enquanto a Record News soma audiência das TVs por Assinatura e TV aberta, que é o seu trunfo para dizer que tem índices superiores às concorrentes.
Porém, o Grupo Ibope, em comunicado enviado pela sua assessoria de imprensa para o site “NaTelinha” na manhã desta segunda-feira (26), informa que os números divulgados são insuficientes, não sendo validados pelo instituto e, por isso, inverídicos.
Veja a íntegra do comunicado:
“Com relação às informações publicadas no portal Na Telinha, em 13 de janeiro de 2015, na matéria intitulada ‘Com TV aberta, Record News é o canal de notícias mais visto do Brasil’ esclarecemos que os índices apresentados na reportagem são insuficientes para validar os dados divulgados. Afirmamos ainda que estes não foram validados pelo IBOPE e, portanto, não confirmamos sua veracidade”.
Não é a primeira vez que o Grupo Record usa dados distorcidos para forçar uma falsa liderança e enganar a imprensa.
Em janeiro de 2009, a Rede Record enviou um comunicado à imprensa informando que a série “A Lei e o Crime” teria vencido o reality show “Big Brother Brasil”, da Globo, no Rio de Janeiro. No dia seguinte, a Rede Globo enviou um comunicado desmentindo a falsa liderança e frisando que na faixa de confronto da série x reality, a Globo teve uma audiência 87% superior.
O mesmo aconteceu com a audiência da novela “Prova de Amor”, em janeiro de 2006. E se repetiu novamente em maio de 2014, com a audiência da Record em Belém (PA), onde a Record afirmava que era líder na média mensal com o programa “Domingo Show”. A TV Liberal, afiliada da Globo, emitiu um comunicado afirmando que sua audiência é 70% superior na faixa de confronto com o programa citado pela concorrente.
Que coisa, hein?!
Fonte: Bastidores da TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário